Carga perigosa cai de caminhão e deixa rodovia interditada por mais de 16 horas
PRF afirma que carga não estava amarrada e motorista não possui curso para transporte de produto perigoso.
Trecho da BR 116, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, ficou mais de 16 horas interditado.
O incidente que causou o bloqueio aconteceu na madrugada desta segunda-feira (17), por volta das 1h45. Tambores de produtos perigosos se soltaram de um caminhão, se espalhando pela pista, no km 71 da BR 116, interditando a pista no sentido São Paulo.
Equipes da PRF foram acionadas e constataram diversas irregularidades, como: falta de sinalização de produto perigoso no caminhão, carga transportada não estava amarrada, o condutor não possuía curso específico para transporte de produto perigoso (MOPP), equipamento de tacógrafo sem aferição do INMETRO e sem o disco.
Os produtos transportados incluem o Acetato de n-Butila, que é um solvente inflamável para fabricação de tintas, o Alfa-Naftilamina, que é um pó altamente tóxico, além do Triclorofluorometano, que apresenta risco para o meio ambiente. A Ambipar e o Instituto Ambiental do Paraná estiveram presentes no local, auxiliando na limpeza, além das equipes da concessionária e do COBOM. A demora na liberação da pista se deu devido às características de cada um dos produtos, e as peculiaridades para limpeza e disnfecção da área.
O condutor e a empresa proprietária do caminhão responderão por crime ambiental, além das notificações de trânsito. A pista foi liberada após mais de 16 horas, o que gerou mais de 20 km de filas.
Fonte: Catve.com com PRF
Publicada em 24/03/2025