tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Chefe do tráfico de Curitiba é preso com ajuda de sistema de reconhecimento facial de São Paulo; veja vídeo



Conhecido como "Bem Bom", Rômulo seria um dos líderes do tráfico no bairro Cajuru; Smart Sampa já ajudou a prender 720 foragidos.



Rômulo Alves Farias, apontado com um dos chefes do tráfico de drogas de Curitiba, foi preso nesta quarta-feira (26) com ajuda do Smart Sampa, sistema de reconhecimento facial de São Paulo. O suspeito, de 37 anos, foi detido enquanto andava pela Rua Augusta, na região central da capital paulista.


O homem era considerado foragido da Justiça desde agosto de 2024, quando teve a prisão preventiva decretada pelo crime de tráfico de drogas. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo afirmou que o suspeito também era procurado devido ao envolvimento com associação criminosa, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e posse ilegal de arma de fogo.


Rômulo teria integrado uma quadrilha que assaltou uma agência bancária no Paraná em 2014. No roubo, o grupo usou explosivos para arrombar o cofre e levar uma grande quantia em dinheiro. Investigações apontam que Rômulo teria sido o motorista do veículo utilizado na fuga. As digitais dele foram encontradas no retrovisor do carro usado pelos criminosos.


Conhecido como “Bem Bom”, ele seria chefe do tráfico de drogas no bairro Cajuru. Durante a abordagem nesta quarta, os agentes da GCM encontraram dois documentos falsos em nome de terceiros com ele. Rômulo foi encaminhado ao 78º Distrito Policial, no bairro dos Jardins, onde permanece à disposição da Justiça.


O Smart Sampa


De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o Smart Sampa é considerado o maior programa de monitoramento por câmeras da América Latina e auxiliou na prisão de 720 foragidos da Justiça desde 2024. Do ano passado até o momento, 1.909 pessoas foram presas em flagrante, e 41 que estavam desaparecidas foram localizadas.


A Prefeitura de SP inaugurou, nesta terça-feira (25), o “Prisômetro”, um painel instalado no centro da cidade que mostra em tempo real o número de prisões feitas pela Guarda Civil Metropolitana a partir de imagens captadas pelas câmeras de reconhecimento facial.


O “Prisômetro” é um painel de LED, com três metros de altura e um metro de comprimento. “Além de oferecer respostas à sociedade sobre a atuação da GCM e toda equipe técnica da central de videomonitoramento, o painel também pretende inibir a atuação dos criminosos, passando a clara mensagem de que São Paulo tem uma política efetiva de segurança”, informou a administração municipal.


O Smart Sampa tem cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas em São Paulo. Pelo menos 4 mil delas têm tecnologia de reconhecimento de placas de veículos.


Fonte: Banda B 


Publicada em 19/03/2025