teste@gmail.com teste: (46) 99917-0902 teste: (46) 99938-5514

Após ataque dos EUA, parlamento do Irã aprova fechamento do Estreito de Ormuz, principal rota do petróleo

Imagem da notícia Publicidade

Bloqueio interromperia fluxo de cerca de 30% de todo o petróleo comercializado no mundo.


Após o bombardeio dos Estados Unidos contra alvos do programa nuclear do Irã, o parlamento iraniano aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, principal rota marítima para navios petroleiros no mundo. A informação é da mídia local do país.


Para ser implementada, a medida ainda precisa passar pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo aiatolá Ali Khamenei para entrar em vigor.


O bloqueio interromperia o fluxo de cerca de 30% de todo o petróleo comercializado no mundo e faria o preço do recurso disparar ainda mais, visto que, na sexta-feira passada (13), quando começou o conflito com Israel, ele registrou alta de cerca de 8%.


O fechamento do estreito é uma retaliação do Irã aos ataques dos EUA, ordenados pelo presidente americano, Donald Trump, a três instalações nucleares do país. Os EUA ainda são responsáveis pela proteção das navegações comerciais da região.


Entre os alvos está a usina de Fordow, considerada o coração do programa nuclear de Teerã.


Em suas redes sociais, Trump afirmou que "este é um momento histórico para os Estados Unidos, Israel e o mundo" e que o Irã agora "deve concordar em acabar com esta guerra".


TV Cultura

Publicada em 23/06/2025