Aluno é flagrado com cigarro eletrônico em colégio no Cascavel Velho


Aluno é flagrado com cigarro eletrônico em colégio no Cascavel Velho
Aluno de 16 anos foi apreendido após ser flagrado com cigarro eletrônico no Colégio Estadual Pedro Canisio Henz, no Bairro Cascavel Velho, em Cascavel, na manhã de terça-feira (1º).
A equipe da Polícia Militar foi acionada e conduziu o rapaz à 15ª Subdivisão Policial.
No Brasil, a comercialização, importação, propaganda, fabricação, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods, são proibidos desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a RDC nº 46. Em abril de 2024, a Resolução RDC nº 855 reforçou essa proibição, incluindo restrições ao uso desses dispositivos em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados.
O uso desses dispositivos representa sérios riscos à saúde. Além da nicotina, que é altamente viciante, os cigarros eletrônicos liberam substâncias tóxicas como benzeno, formaldeído, metais pesados e solventes como propilenoglicol e glicerina. Essas substâncias estão associadas ao desenvolvimento de doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Há também o risco de lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos (EVALI), uma condição grave que pode levar à insuficiência respiratória . Além disso, o uso desses dispositivos pode ser uma porta de entrada para o tabagismo convencional, especialmente entre os jovens .
Fonte: Catve.com
Publicada em 01/07/2025