teste@gmail.com teste: (46) 99917-0902 teste: (46) 99938-5514

Robôs e Inteligência Artificial são usados no combate aos crimes da fronteira

Imagem da notícia Publicidade

Câmeras de monitoramento fazem reconhecimento facial de quem passa pela ponte[



A fiscalização na fronteira mais movimentada do Brasil está cada vez mais tecnológica. A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade por lá e, agora, até um mini robô está auxiliando nos trabalhos.


Ele é pequeno, mas tem atitude de gente grande. Sobe rampas, desce rampas e uma lombada está longe de ser um obstáculo. O robô simpático está a serviço contra os crimes na fronteira entre o Brasil e Paraguai.


Desenvolvido pelo parque tecnológico de Itaipu, a missão do mini robô foi dada: fiscalizar veículos na parte de baixo. Ele fica parado vendo tudo e, quando tem alguma suspeita, faz uma fiscalização mais minuciosa. As imagens são repassadas no aparelho celular e nada passa despercebido pelo pequeno robô.


O uso da tecnologia está cada vez mais frequente na Aduana da Ponte Internacional da Amizade. Além do uso do robô, câmeras de monitoramento que utilizam a IA foram instaladas em pontos estratégicos para fazer o reconhecimento facial das pessoas que passam todos os dias pelo local.


Na central de monitoramento é possível ver exatamente quem entra e quem saí da Ponte da Amizade. Absolutamente tudo é vistoriado em tempo real. Se algum suspeito passar, logo será identificado.


Os equipamentos também são capazes de trazer números. Em um dia comum, sem feriado, passam pela ponte cerca de 35 mil veículos, mais de 9 mil pessoas, que fazem a travessia a pé, e todo mundo é monitorado. A IA se mostrou útil até em identificar pessoas que passam na Aduana de moto, utilizando capacete.


Fonte: Catve.com

Publicada em 03/07/2025