teste@gmail.com teste: (46) 99917-0902 teste: (46) 99938-5514

PF bloqueia R$ 42 milhões em operação contra fraudes a Caixa Econômica Federal

Imagem da notícia Publicidade

Mandados de prisão e busca foram cumpridos em Porto Alegre, Brasília e cidades de Santa Catarina


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul realizou nesta terça-feira (21) a Operação Digitus Fraus, com o objetivo de desarticular organização criminosa que aplicava fraudes contra a Caixa Econômica Federal.


Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, sendo um em Balneário Camboriú (SC), um em Brasília (DF), cinco em Camboriú (SC), quatro em Itajaí (SC) e um em Porto Alegre (RS), e 11 mandados de busca e apreensão, sendo um em Balneário Camboriú (SC), um em Brasília (DF), cinco em Camboriú (SC), três em Itajaí (SC) e um em Porto Alegre (RS), conforme ordens judiciais expedidas pela 2ª Vara Federal de Santa Maria.


A ação também resultou no sequestro de 17 veículos e um imóvel, além do bloqueio de valores nas contas investigadas, totalizando cerca de R$ 42 milhões, montante que poderá ser usado para ressarcir as vítimas.


O caso começou após a prisão em flagrante de três suspeitos em Rio Grande (RS), detidos ao sacar dinheiro de contas da Caixa usando documentos falsos e cadastro de biometria irregular.


Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu que o grupo tinha base em Santa Catarina, de onde eram comandadas as fraudes em agências de outros estados, incluindo o Rio Grande do Sul. O esquema consistia em usar dados das vítimas para criar documentos falsos e acessar suas contas. Em outra modalidade, os criminosos cancelavam cartões por telefone e solicitavam segunda via, que era enviada aos membros do grupo. Com os novos cartões, os valores eram transferidos para pessoas intermediárias, ocultando a origem ilícita.


Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e outros delitos.


Fonte: Catve.com

Publicada em 21/10/2025