teste@gmail.com teste: (46) 99917-0902 teste: (46) 99938-5514

Detran retira rampa das pistas de exame para CNH de moto no Paraná

Imagem da notícia Publicidade

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) determinou a retirada do obstáculo tipo rampa das pistas de exame para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "A", destinada a motociclistas. A medida, prevista na Portaria nº 835/2025, entrou em vigor em 8 de outubro e dá um prazo de 90 dias para que todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado se adequem.


Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a mudança tem como objetivo atualizar os padrões operacionais e de infraestrutura, padronizando os ambientes e reduzindo riscos de incidentes. "A adequação está alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais, harmonizando o Paraná com diretrizes já adotadas em outros estados e por instituições de referência global", afirmou.


De acordo com o chefe do Departamento Executivo de Habilitação, Larson Orlando, a retirada da rampa não compromete a avaliação das habilidades de partida em subida e descida. "Os outros obstáculos das pistas são suficientes para avaliar a capacidade de pilotagem dos candidatos de forma segura e supervisionada pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs)", explicou.


Em setembro, o Detran-PR registrou 12.229 exames práticos de moto no estado. Entre os aprovados está a acadêmica de Engenharia de Software Giovana Vincensi, que aprovou o teste na 1ª Ciretran, em Curitiba. Ela destacou a importância da mudança para a segurança dos candidatos: "Já vi gente cair da moto nesse momento da prova, então acho que foi uma decisão importante, pensando no bem dos alunos", disse.


Outro aprovado, Fernando Dimas Freitas dos Santos, garçom que pretende ingressar na carreira policial, afirmou que a remoção da rampa deixou o exame mais tranquilo. "Mesmo sendo fácil de transpor, o obstáculo deixava algumas pessoas nervosas. Com a mudança, os alunos podem fazer a prova com mais segurança", comentou.


Fonte: Catve.com

Publicada em 23/10/2025