Falsa psicóloga é investigada por atender crianças com autismo
Mulher apresentava falsos certificados de universidades internacionais
Uma mulher de 37 anos que se apresentava como psicóloga especializada no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é investigada pela Polícia Civil em Blumenau. Nesta quinta-feira, policiais do Setor de Investigações Criminais (SIC) do 1º Distrito Policial cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa e no consultório onde ela realizava os atendimentos.
As investigações começaram após uma denúncia feita por uma escola particular da cidade. Durante um processo seletivo, a instituição desconfiou da autenticidade dos diplomas e certificados apresentados pela candidata, que incluíam formações em universidades e institutos do Brasil, Portugal e Estados Unidos. Segundo a Polícia Civil, os documentos, entre eles diplomas da Universidade Federal de Pelotas e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, eram falsos.
A apuração confirmou ainda que a mulher não possui registro profissional no Conselho Federal de Psicologia (CFP), requisito obrigatório para o exercício da profissão. Mesmo sem habilitação, ela vinha atendendo crianças em um consultório no centro da cidade.
Durante a operação, os agentes apreenderam o celular da suspeita e diversos formulários de cadastro de pacientes, que devem ajudar a identificar possíveis vítimas.
A mulher é investigada pelos crimes de falsificação de documento público e particular, além de exercício ilegal da profissão. As famílias que tenham recebido atendimento da suspeita são orientadas a procurar o 1º Distrito Policial de Blumenau para registrar boletim de ocorrência.
Fonte: Catve.com
Publicada em 07/11/2025