teste@gmail.com teste: (46) 99917-0902 teste: (46) 99938-5514

Ônibus de turismo serão proibidos de trafegar pela Ponte da Amizade

Imagem da notícia Publicidade

Cenas de ônibus de turismo passando pela Ponte Internacional da Amizade estão com os dias contados e vão deixar de existir. Foi batido o martelo por uma comissão mista conduzida pelas instituições diplomáticas envolvendo Brasil e Paraguai. Os ônibus de turismo têm até mais cinco dias para cruzar o Rio Paraná de um lado para o outro, utilizando a ponte. É o fim da entrada e saída de passageiros que dão vida à fronteira mais movimentada do Brasil.
O acordo bilateral entre Brasil e Paraguai impõe novas regras sobre o tráfego de veículos na região. A partir do dia 19 de janeiro, na próxima segunda-feira, os ônibus em fretamento e ônibus de turismo já não vão poder passar pela Ponte Internacional da Amizade. O novo caminho é pela segunda ponte, a Ponte da Integração é com horário reduzido, das 19 horas da noite até às 7 horas.
A decisão foi tomada em pleno verão de 2026, época de férias. O movimento é maior nessa época do ano com ônibus de turismo. A Ponte da Amizade vista pelo alto é reveladora. Em uma única imagem é possível ver até três ônibus cruzando a fronteira, e ainda tem mais ônibus na fila para usar a Ponte da Amizade.
A Receita Federal, um dos órgãos fiscalizadores, informou que a medida tem como objetivo melhorar a fluidez no trânsito, com veículos grandes passando pela segunda ponte. Ela orienta ainda os transportadores e os demais interessados a cumprirem rigorosamente as novas regras. Enquanto isso, a segunda ponte segue com trânsito liberado apenas para caminhões e também no período noturno.
A liberação para todos os veículos tem previsão somente para o fim do ano, e até mesmo início de 2027.
Confira os detalhes no vídeo:Para acompanhar a movimentação na Ponte da Amizade em tempo real, acesse as câmeras ao vivo da Catve, que oferecem um monitoramento 24h do fluxo de veículos e situações na aduana, mostrando desde tráfego normal até protestos e fenômenos naturais.
Como acompanhar:
- Acessar o site: catve.com/cameras-ao-vivo.
Em horários de pico, como feriados ou fins de semana, as filas podem ser longas; as câmeras da Catve ajudam a planejar a travessia.

Fonte da reportagem: Renan Gouvêa | Jornal da Catve
Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Publicada em 13/01/2026