Israel inicia operação por terra contra o Hezbollah e pede que moradores deixem residências no Líbano
Civis devem se deslocar para a margem norte do rio Awali.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) deram início a uma operação por terra contra alvos do Hezbollah no Líbano. A ação começou na madrugada de terça-feira (1º), pelo horário local — noite de segunda-feira (30), no Brasil.
Com a iniciativa, o porta-voz dos militares, Avichay Adraee, enviou uma ordem a residentes de mais de 20 cidades do sul com o intuito de que saíssem imediatamente de suas casas "para a própria segurança".
A ordem é para que os civis se desloquem para a margem norte do rio Awali, cuja saída para o mar fica praticamente no meio do caminho entre a fronteira com Israel e Beirute.
O grupo extremista libanês, por sua vez, reagiu com o disparo de mísseis direcionados, entre outras localidades, a Tel Aviv. A milícia Houthi, financiada pelo Irã e que atua no Iêmen, também afirmou ter disparado foguetes em direção ao território israelense.
Ambos os lados vêm trocando ataques desde outubro de 2023, quando o Hezbollah lançou foguetes contra o território israelense em solidariedade aos Hamas e à guerra na Faixa de Gaza.
A tensão na região cresceu nos últimos dias, com bombardeios de Israel em vários pontos do Líbano, incluindo a capital. Um dos ataques, inclusive, provocou a morte do chefe do grupo extremista, Hassan Nasrallah, na última sexta-feira (27).
Fonte: Tv Cultura
Publicada em 04/10/2024