Bombeiros atendem ocorrência com baleia-franca em Palhoça


Animal foi avistado com rede de pesca presa ao corpo, mas seguia nadando normalmente com filhote.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado na tarde desta quinta-feira (10) para verificar uma possível situação de risco envolvendo uma baleia-franca na Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Segundo os bombeiros, a baleia adulta foi avistada com o que parecia ser um pedaço de rede de pesca preso à parte superior do corpo. Ela estava acompanhada de um filhote e ambos se movimentavam com tranquilidade no mar.
A embarcação RESGATE-05, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), foi deslocada para o local. A equipe se aproximou cuidadosamente dos animais, mas optou por não realizar intervenção direta, já que a rede não limitava os movimentos da baleia e a aproximação causava submersão imediata. A decisão teve o apoio da Polícia Militar Ambiental, que também acompanhou a ocorrência.
Com o uso de drone, os bombeiros confirmaram que a baleia nadava normalmente, sem sinais de sofrimento. A espécie avistada é a Eubalaena australis, conhecida como baleia-franca, que costuma migrar para o litoral catarinense entre os meses de julho e novembro para reprodução.
Fonte: Catve.com
Publicada em 11/07/2025