Botox pirata é apreendido em clínica de Cascavel
A responsável, uma mulher de 48 anos foi encaminhada à 15ª SDP.
Dois frascos de botox, ou toxina botulínica, foram apreendidos em clínica de estética e odontologia de Cascavel, nesta manhã de quarta-feira (12).
Conforme informado, fiscais da Vigilância Sanitária encontraram o produto no estabelecimento na rua Maranhão, de denominação "Israderm", que veio de fora do Brasil.
A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência, por se tratar de um produto de comercialização proibida no País.
Durante o atendimento, uma mulher de 48 anos, responsável pelo local foi encaminhada, juntamente com o botox, até à 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel.
Confira a nota completa:
"A Vigilância Sanitária de Cascavel informa que na manhã desta quarta-feira (12) fiscais encontraram em uma clínica de estética/odontologia produto à base de toxina botulínica, conhecido como botox, de denominação "Israderm", advindo de fora do Brasil.
Foi acionada a Polícia Militar para fazer o registro da ocorrência, uma vez que se tratar de produto de comercialização proibida no País.
Vale ressaltar que este produto é um medicamento e para tal, é necessário registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Resolução RE nº 2403, em 2021 a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, formulação, propaganda e o uso do produto.
De acordo com estudos, o produto pode causar riscos à saúde pública, como intoxicações, infecções e necrose nos locais onde foi aplicado. Os estudos mostram ainda que é um produto sem informações exatas. Não existe bula ou um guia profissional a respeito dele, o que pode aumentar o risco de complicações pela migração do produto no corpo humano ou mesmo o risco de resultados em áreas indesejadas."
Redação Catve.com
Publicada em 21/11/2024