tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Escolas e Cmeis de Cascavel vão contar com guardas civis patrimoniais



Agentes ficarão durante o dia nas unidades, garantindo a segurança.


 


Escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Cascavel vão contar com guardas civis patrimoniais durante todo dia a partir desta quarta-feira (12)


O objetivo dessa medida é garantir a segurança da unidade, assim como os profissionais, alunos e a todos que nela tem acesso.


Essa é mais uma ação adotada após o ataque que aconteceu em Blumenau em Santa Catarina que deixou quatro crianças mortas e cinco feridas. Pais pediram atenção das autoridades para a ampliação da segurança nos locais de ensino.



Durante a manhã de quarta-feira (12), os profissionais foram reunidos e orientados sobre os procedimentos a serem adotados nas unidades.


De acordo com o prefeito, Leonaldo Paranhos, algumas escolas já contavam com o guarda, mas agora, todas vão contar os serviços.


Além disso, o Executivo deve enviar à Câmera de Vereadores, para uma sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza a compra de diárias de policiais militares, civis e agentes penitenciário que estão de folga ou férias para atuarem nesses espaços. 


A secretária Márcia Baldini comentou que nesta última semana não houve nenhuma ameaça, mas sim dúvidas e algumas verificações.


Sobre o trabalhos dos GCP, ela explica que será no trabalho preventivo como cuidar da entrada da escola, movimentos suspeitos, orientações dos pais. O pedido é de que os responsáveis não levem vizinhos ou amigos para as entradas e também não fiquem próximos aos muros e laterais.


Márcia também comentou sobre os "Botões de Pânico" que também devem aumentar a sensação de segurança no espaço.


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


A inteligência artificial também poderá ajudar na segurança. O prefeito comentou que está em teste um piloto que faz o monitoramento.


Com isso será feito um banco de dados com captação de imagens facial, monitoramento inclusive de pessoas que usam armas na cidade e em torno das escolas. 


Caso esse monitoramento atenda as necessidades, será viabilizado para a contratação.



 


Redação Catve.com


Publicada em 21/11/2024