tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Mais de 120 veículos são flagrados usando acostamento irregularmente no Paraná



Ação tem como objetivo combater as condutas de transitar ou ultrapassar pelo acostamento.


 


Em menos de duas horas de fiscalização, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou, na BR 376 em Curitiba, 126 veículos utilizando o acostamento irregularmente.


A ação foi realizada na tarde de quarta-feira (12), pelo Grupo de Motociclistas da PRF e teve como objetivo combater as condutas de transitar ou ultrapassar pelo acostamento no Contorno Sul, onde são realizadas obras e ocorre formação de filas.


Alguns condutores também acumularam infrações como não usar cinto de segurança, transportar criança fora dos dispositivos de retenção (cadeirinha) e utilizar telefone celular enquanto dirige.


A atitude de utilizar o acostamento irregularmente além de demonstrar a falta de respeito com quem está na fila, pode causar acidentes caso outro veículo precise do acostamento para parada de emergência ou acesso à área lindeira, ou ainda se houver ciclista ou pedestre transitando no local. Além disso, atrapalha ou por vezes impede a passagem de veículos de emergência.


A infração de transitar pelo acostamento é gravíssima (7 pontos) multiplicada por três (R$ 880,41) e no caso de ultrapassagem, ou seja, entrar na frente de outro veículo pelo acostamento, é multiplicada por cinco (R$ 1.467,35).


O acostamento só pode ser utilizado para o trânsito para que se adentre ou saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento ou se determinado pela autoridade viária.


Apesar do comando específico ter ocorrido à tarde, houve fiscalização em outros horários e elas seguem acontecendo enquanto houver filas.


 


PRF


Publicada em 21/11/2024