Prefeito de Araucária casado com adolescente exonera sogra e tia da menina
As duas mulheres eram secretárias do Município.
O prefeito de Araucária Hissam Hussein Dehaini, 65 anos, exonerou do cargo a sogra e a irmã dela nesta quarta-feira (26).
As duas mulheres eram secretárias do Município.
Segundo o Diário Oficial, a sogra Marilene Rôde, que gerenciava a pasta de Cultura e Turismo, foi desligada das atividades, assim como a irmã, Elizângela Rodê, que comandava a Secretaria de Planejamento.
Em agosto de 2021, Marilene Rode foi nomeada de assessora na Secretaria de Educação. Em janeiro de 2022, passou a ocupar o cargo de diretora geral da Secretaria de Educação. Depois, foi empossada como secretária em 14 de abril deste ano.
Após a repercussão das nomeações e o casamento com a adolescente de 16 anos Kauane Rôde Camargo, o prefeito anunciou a desfiliação do partido Cidadania.
Hissan Hussein Dehaini era filiado ao partido desde 2019. Ele estava no segundo mandato como prefeito da cidade.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, ele recebeu 68,48% dos votos.
Em nota, a Prefeitura informou que Marilene deve voltar a trabalhar em Colombo (PR) e Curitiba (PR). Elizângela segue na Secretaria de Planejamento, porque, segundo a assessoria, ela é servidora concursada há mais de 10 anos.
"Há que se destacar e agradecer o comprometimento das duas profissionais no período em que estiveram nas funções de gestão", diz o comunicado.
Em relação a nomeação de Marilene, até então diretora geral da Secretaria de Educação, para o cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo.
A assessoria afirmou que a decisão é do prefeito. Segundo a nota, ele entendeu que a servidora reunia as condições necessárias para o exercício do cargo.
O Ministério Público do Paraná informou que há procedimentos em andamento sobre o caso. Mas como a situação envolve uma adolescente todas as informações referentes aos fatos em apuração são sigilosas.
Redação Catve.com
Publicada em 21/11/2024