Capivara Filó é devolvida ao influenciador digital Agenor Tupinambá
Após denúncias, o animal silvestre havia sido apreendido pelo Ibama.
A capivara "Filó" foi devolvida ao influenciador digital Agenor Tupinambá na manhã deste domingo (30). O caso teve seu desfecho após uma decisão da após uma decisão da Justiça Federal do Amazonas. O reencontro entre tutor e animal aconteceu na capital do estado, Manaus.
Na decisão, o juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante alega que o tiktoker pode levar o pet, contanto que a segurança do transporte seja comprovada por meio de um atestado assinado por um veterinário ou um biólogo.
Ainda de acordo com o magistrado, Agenor deverá informar periodicamente as condições de saúde do animal. Os órgãos ambientais e/ou de fiscalização terão livre acesso à capivara e às suas condições.
O influencer ficou conhecido por mostrar nas redes sociais a sua rotina com Filó. Após ser denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, ele foi multado em R$ 17 mil. Também houve a necessidade de se retirar as postagens que envolviam a capivara.
O caso ganhou repercussão na semana passada. Na ocasião, a internet se dividia entre pessoas que apoiavam o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pessoas que não concordavam com a apreensão do animal.
Redação Tv Cultura
Publicada em 21/11/2024