tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Abrigo de idosos que funcionava clandestinamente é fechado em Umuarama



Fiscalização foi realizada pela Vigilância em Saúde do município e Ministério Público.


 



Imagem Assessoria


 


A fiscalização da Diretoria de Vigilância em Saúde do Município recebeu 


denúncia de mais uma instituição de longa permanência de idosos atuando de forma precária na tarde desta terça-feira (6).


Após a vistoria, que teve o acompanhamento de representantes do Ministério Público do Estado do Paraná e do CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa), foi constatado que a casa abrigava de forma clandestina seis idosos acamados. O imóvel atuava no Parque Tarumã.


A diretora de Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro, lembrou que esta foi a segunda ação do gênero que resultou em interdição. O outro caso aconteceu em uma pousada na região central de Umuarama, que abrigava 74 idosos em condições impróprias. "Essa instituição tem prazo até sexta-feira (8) para transferir todos os internos e iniciar as readequações. Já a casa no Tarumã é clandestina, ou seja, não poderia funcionar", explicou.


De acordo com a equipe, a proprietária do abrigo irregular já manteve outra casa atendendo clandestinamente no Alto São Francisco, que foi interditada há cerca de 30 dias. "Na época, após a autuação, ela informou que havia retirado os idosos de lá, mas na verdade apurou-se que ela montou outra casa clandestina no Tarumã e abrigou novamente esses idosos, que são de famílias de Assis Chateaubriand", acrescentou Sandra Pinheiro.


Constatadas as irregularidades, foi feito termo de interdição e por orientação do Ministério Público foi estabelecido prazo de 24h para a transferência dos idosos. A proprietária já é alvo de investigação do MP, além de ser acompanhada pelo município.


"Fizemos o procedimento conforme orientação do MP com prazo para a relocação dos idosos. A presidente do CMDPI, Sebastiana Ruiz Garcia, acompanhou o procedimento e constatou as condições. Havia apenas uma pessoa para cuidar de todos os idosos acamados, sem falar na situação precária das instalações", completou a diretora de Vigilância em Saúde do município.


Prefeitura de Umuarama


Publicada em 21/11/2024