Comunidade Ucraniana recepciona refugiados no aeroporto de Cascavel
Eles vieram para o Brasil porque um deles foi selecionado para participar de uma pós-graduação da Unioeste.
Os ucranianos Olena e Volodemer Ticirco chegaram em solo Paranaense com uma recepção da comunidade Ucraniana no aeroporto de Cascavel. O grupo vocal vinótíoch interpretou o Hino da Ucrânia no estilo clássico, uma forma de fazer com que os refugiados se sintam em casa.
As crianças entregaram o pão e o sal como um desejo de boas vindas. Um sinal de que as famílias ucranianas brasileiras se colocam à disposição com o desejo de que tenham prosperidade e vida longa no Brasil.
De Cascavel, o casal de ucranianos seguirá para Toledo onde Olena será pesquisadora de um programa da Fundação Araucária.
Na Ucrânia, Olena era professora e pesquisadora. Com a guerra, o casal fugiu até o país vizinho, a Polônia. Eles vieram para o Brasil porque Olena foi selecionada para participar de uma pós-graduação de desenvolvimento regional e de agronegócio do campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de Toledo.
A vinda do esposo de Olena foi possível porque ele tem 66 anos e por isso não precisa lutar na guerra. No Paraná eles terão um recomeço.
Em Cascavel vivem mais de 1500 descendentes de ucranianos. Em Toledo, o casal contará com o apoio da comunidade Ucraniana que tem atualmente 50 famílias, que somam cerca de 300 pessoas. A língua portuguesa será um grande desafio que o casal terá pela frente.
JC1
Publicada em 21/11/2024