Acidentes com animais peçonhentos aumentam com mudança de temperatura no Paraná
No Estado foram 14 mil notificações.
Com os dias cada vez mais quentes, os animais peçonhentos se tornam mais visíveis. No calor o escorpião amarelo sai dos esconderijos e por isso a população precisa tomar cuidado.
A Vigilância em Saúde de Cascavel registrou este ano, até agora, oito acidentes com escorpião na cidade. Não é um número alto, mas que tende a aumentar daqui até o fim de 2023 em razão do clima.
O escorpião gosta de ambientes úmidos, escuros e quentes. Entulhos, restos de madeira, o acúmulo de materiais, são cenários perfeitos para o animal.
Se por acaso um escorpião aparecer na sua casa, é indicado tentar coletar o animal de maneira segura e entrar em contato com os profissionais da vigilância. Também é preciso reforçar os cuidados preventivos com crianças e idosos.
No Bairro Alto Alegre é onde o escorpião está mais presente, no entanto, está sendo percebido na região do centro e do Bairro Neva. Mas não são apenas as os escorpiões que preocupam.
Em 2023, Cascavel registrou 4 acidentes com serpentes, 121 com aranha, 5 com lagarta e 53 com abelhas. No Paraná são 14 mil notificações, em média, por ano.
No caso do escorpião o controle químico, com o uso de veneno não é indicado porque não é eficaz e deixa o animal ainda mais irritado, aumentando o risco de acidentes.
JC1
Publicada em 21/11/2024