Brasileiro foragido nos EUA entra para lista vermelha da Interpol
O brasileiro Danilo Cavalcante foi preso nos EUA após matar a ex-companheira na frente dos dois filhos. Ele está foragido há 11 dias.
A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) incluiu o brasileiro Danilo Cavalcante na lista vermelha do órgão nesta segunda-feira (11). Danilo, que está foragido nos Estados Unidos da América (EUA), é descrito como tendo 1,50m de altura, 54 quilos, cabelos pretos e olhos castanhos.
O brasileiro fugiu da prisão há 12 dias, após ser condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos por matar a ex-namorada a facadas na frente dos dois filhos dela. A Interpol ainda afirma que “ele pode estar vestindo uma camisa branca, calças cinzas ou verdes da prisão e tênis brancos.
A lista vermelha da Interpol é uma ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas para extradição.
“Estamos lidando com um monstro”, afirmou a promotora do caso Deb Ryan ao programa 'Fantástico'. A promotora do caso, Deb Ryan, chegou a chamá-lo de “monstro”.
Crimes
Danilo foi condenado por homicídio em primeiro grau, no dia 16 de agosto, por esfaquear até a morte a ex-namorada Débora Evangelista Brandão. O crime aconteceu na cidade de Phoenixville, em abril de 2021.
“Ele a esfaqueou fatalmente 38 vezes, em plena luz do dia, na frente de seus filhos de 4 e 7 anos. Depois, escapou e foi ajudado por familiares e amigos. A Polícia do Estado da Virgínia conseguiu prendê-lo mais tarde, no mesmo dia”, contou a promotora do condado em que ocorreu o crime, Deb Ryan.
Além da morte de Débora, Cavalcante é procurado pelo homicídio de Valter Júnior Moreira dos Reis, em 2017, morto a tiros em uma praça em Figueirópolis, em Tocantins.
As autoridades locais aumentaram o perímetro de busca pelo brasileiro. Além da polícia estadual da Pensilvânia, a Swat e o FBI estão atrás dele. O Ministério Público do Condado de Chester classificou o brasileiro como “extremamente perigoso”.
O criminoso foi sentenciado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. A própria mãe de Danilo chegou a produzir um áudio em que pede para que o fugitivo se entregue às autoridades norte-americanas.
Autoridades oferecem US$ 20 mil (cerca de R$ 100 mil) por informações que ajudem a localizar o brasileiro.
A Interpol
Fundada em 1923 e hoje presente em 190 países, a Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida como Interpol, é um órgão que facilita a cooperação policial mundial e o controle do crime. Sua sede fica em Lyon, na França.
O Brasil, membro desde 6 de outubro de 1986, tem a Polícia Federal como representante local da Interpol. Agentes brasileiros trabalham em cooperação com a entidade na tradução e divulgação de informação, em investigações internacionais, na repressão de crime transnacional e na busca de foragidos em outros países que se encontram no Brasil ou de brasileiros que estejam no exterior.
Fonte: Metrópoles
Publicada em 21/11/2024