Imagens aéreas: veja como ficou barracão da antiga Sanbra, em Cascavel
No vídeo, é possível ver os destroços no chão e a cobertura do silo de zinco destruída.
As imagens aéreas mostram como ficou o barracão da antiga Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra), no Bairro Maria Luíza, em Cascavel (PR). Um tornado destruiu a estrutura no começo da manhã desta quarta-feira (4).
No vídeo, é possível ver os destroços no chão e a cobertura do silo de zinco destruída. Já no 15º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro, é perceptível que várias árvores de grande porte foram arrancadas.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou que a destruição foi causada por um tornado com velocidade de cerca de 100 km/h. O fenômeno atingiu a categoria F2 na escala Fujita, medida que classifica os tornados em seis categorias, de acordo com o poder destrutivo e a velocidade dos ventos.
Previsão do Tempo
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, nesta semana, a tendência é de chuva expressiva em todos os municípios do Estado, com volumes ainda mais intensos na metade sul.
"Já nesta quarta-feira (4), chove forte em muitas cidades e o acumulado já pode passar dos 100 milímetros em parte do sudoeste e também da região central do Paraná", comenta.
Ainda de acordo com o meteorologista, a chuva deve aumentar no norte e no leste. "A chuva até dá uma trégua durante a sexta-feira (6), em muitos setores do Estado, mas volta com força no sábado (7). Essa chuva de sábado deve ser mais volumosa e trazer mais problemas", acrescenta.
Ao todo, o acumulado deve ultrapassar os 200 milímetros entre hoje e sábado. "Poderemos ter problemas de alagamento, enchentes e, até mesmo, algumas enxurradas rápidas nos grandes centros urbanos, especialmente na capital paranaense."
Cascavel em Alerta Laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, sinalizador de perigo, para Cascavel (PR) por conta da tempestade. O comunicado é válido até quinta-feira (5), às 10h, e também abrange a maioria dos municípios paranaenses.
Riscos Potenciais
- Chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia;
- Ventos intensos, atingindo velocidades de 60 a 100 km/h;
- Possibilidade de queda de granizo;
- Risco significativo de corte de energia elétrica;
- Danos em plantações agrícolas;
- Queda de árvores;
- Potencial para alagamentos.
Instruções
A população das áreas afetadas deve tomar medidas de precaução imediatas, seguindo as seguintes instruções, segundo o Inmet:
1. Evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
2. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
3. Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível;
4. Se necessário, ligue para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: Catve.com
Publicada em 21/11/2024