O prefeito da cidade de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, usou uma forma diferente de avisar a população sobre a enchente que estava por vir, na madrugada dessa quinta-feira, 5. Na tarde anterior, uma pessoa morreu na cidade devido à chuva que cai desde terça-feira (3).
Em plena madrugada, sirenes de ambulâncias e viaturas policiais foram usadas para despertar a área central da cidade, que horas depois ficou totalmente alagada e assim segue desde então.
A informação foi confirmada pelo chefe da Defesa Civil Municipal, Josnei Moser, que revela que a ideia foi do subtenente da Polícia Militar de Rio do Oeste, que também prestou apoio na força-tarefa de acordar a cidade, em plena 01h da madrugada.
O prefeito Arnildo Ferrari e também outras autoridades, como membros da Defesa Civil, usaram sirenes e buzinas de forma contínua em todo o Centro da cidade por alguns minutos, para acordar a população, que levantou móveis, mercadorias e deixou moradias em áreas alagáveis.
“A gente não tinha o que fazer, o pessoal estava descansando, sabendo que ia ter trabalho nos próximos dias. E acabou que a gente não tinha como bater de porta em porta. (…) A ordem é que iríamos fazer barulho e a princípio, chamamos a polícia pra tentar fazer isso com a sirene deles, mas o subtenente deu a ideia de usar a ambulância da rede municipal de Saúde. E aí o prefeito pegou a ambulância e saiu para acordar todo mundo”, comenta o chefe da Defesa Civil.
Assista ao vídeo feito por uma moradora:
Fonte: Sulinfoco