tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Imagens aéreas mostram Taió embaixo d’água após enchente histórica




Nível do rio no município do Alto Vale ultrapassou os 12 metros nesta segunda-feira (9).


As imagens mostram a dimensão da enchente histórica que atinge Taió, no Alto Vale do Itajaí. O nível do rio no município atingiu 12 metros nesta segunda-feira (9) — o maior nível da história do município. Centenas de pessoas ficaram ilhadas e equipes de todo o Estado e do Exército atuam no atendimento aos atingidos.


O aumento no nível do rio pegou os moradores de surpresa entre a noite de domingo (8) e a madrugada desta segunda-feira (9). Isto porque a água passou a atingir o segundo piso dos imóveis, algo que não era previsto pela Defesa Civil.


— A chuva superou todas as expectativas e as previsões novamente. Nós acabamos sendo pegos de surpresa — relatou o prefeito Horst Alexandre Purnhagen.


Em um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar, durante um sobrevoo do helicóptero Arcanjo 03 pela cidade, é possível perceber o município totalmente coberto pela água das chuvas. Em alguns pontos, apenas os telhados da casa estão visíveis.


Já em outro ângulo, as imagens mostram a barragem de Taió vertendo água. Ela, que está com seis das sete comportas fechadas, opera acima da capacidade.


Confira as imagens de Taió





Os bombeiros e a Defesa Civil seguem atuando no resgate de pessoas que estão ilhadas. Ao menos 15 especializadas atuam no atendimento de ocorrências extremas. Há expectativa de que novas equipes cheguem ao longo desta segunda-feira no município para atuar na retirada dos moradores das casas. A prefeitura também pediu auxílio ao exército e uma comitiva de Brumadinho está a caminho da cidade.


Nesta manhã, uma reunião entre a Defesa Civil e os bombeiros foi realizada a fim de alinhar os atendimentos nas próximas horas.


Um casal de idosos foi resgatado após ficar ilhado. Um deles era cadeirante, segundo os bombeiros.


O município abriu, ainda, um canal para recebimento de doações como itens de higiene pessoal, água, alimentos e colchões. Elas podem ser entregues na APAE da cidade e comunicadas por meio do telefone (47) 99208-6747.


Conforme o último levantamento, cinco abrigos foram montados e 200 pessoas abrigadas. O bairro mais atingindo é o Victor Konder. A via principal a Rua Cel. Feddersen também está interditada.


Veja fotos dos estragos em Taió










Fonte: nsctotal



Publicada em 21/11/2024