Vazão das Cataratas volta a subir e ultrapassa 10,4 milhões de litros por segundo
Passarelas foram fechadas na manhã de sexta-feira.
A vazão das Cataratas do Iguaçu chegou, na manhã de sexta-feira (13), a 10 milhões e 200 mil litros por segundo.
Conforme informado, o nível do rio Iguaçu está 4 metros acima do normal e a expectativa é que suba mais, pois há muita água descendo.
Do lado do parque na Argentina, as passarelas estão interditadas. Houve uma tentativa de reabertura na quinta-feira (12) mas, por segurança, decidiram manter tudo fechado por lá.
No lado brasileiro a passarela das Cataratas do Iguaçu foi fechada momentaneamente, às 11h15, desta sexta-feira, 13 de outubro. A interrupção é uma medida de segurança. Todos os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados.
VAZÃO DAS UZINAS
No Rio Iguaçu há seis usinas hidrelétricas, sendo três delas operadas pela Copel. Segundo o Governo do estado, na região centro-sul do Estado, onde estão as usinas Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia) e Gov. Ney Braga (Segredo), desde a madrugada de quinta-feira (12), o acumulado de chuvas chegou a 100 mm, bem acima do apontado nas previsões.
Diante disso, as comportas dos vertedouros estão abertas e a companhia mantendo geração de energia em potência máxima.
Com isso, as chuvas e a elevação das vazões em toda a bacia deve levar o aumento do volume de água que chega às Cataratas. A vazão média histórica nas Cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.
Fonte: Catve.com
Publicada em 21/11/2024