Com chuvas intensas, 385 casas são atingidas, em Cidade do Leste
Itaipu abriu uma das calhas do vertedouro da usina nesta quarta-feira (01).
Para garantir a segurança da estrutura e a geração de energia, a Itaipu abriu durante a madrugada desta quarta-feira (01), uma das calhas do vertedouro da usina, que despeja mais 1,4 milhão litros de d’água por segundo no Rio Paraná.
A medida é consequência dos efeitos das chuvas que atingem também a bacia do Rio Paraná, que abastece o reservatório da hidrelétrica. O vertedouro escoa o excesso de água que não pode ser usada na produção de energia.
As inundações são provocadas pelo represamento do Rio Paraná abaixo da usina pelo Rio Iguaçu que também está com uma vazão alta. Com o represamento, a água dos dois rios demora para seguir o curso.
A comissão de cheias da Itaipu permanece mobilizada ajudando as famílias atingidas pelas inundações.
São 385 residências atingidas pela água em Cidade do Leste e outras cidades da região como Hernandarias, distrito do Paraguai. Além disso, 150 famílias foram retiradas do bairro San Rafael na fronteira com o Brasil e levadas para abrigos.
Do lado brasileiro, o impacto maior é visto nos clubes náuticos que ainda têm estruturas cobertas pela água.
A preocupação maior agora é com as próximas 72 horas. O nível máximo da afluência do Rio Paraná deve passar de 18,1 mil m³ de água por segundo.
Fonte: Catve.com
Publicada em 21/11/2024