tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Estudantes afetados pela chuva poderão pedir a reaplicação do Enem



Decisão foi tomada após SEED enviar ofício ao Inep.


 


Os estudantes afetados pela chuva poderão pedir a reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em outras datas. A informação foi confirmada por meio de nota.


Com isso, as provas serão aplicadas normalmente no domingo (5) a todos os alunos, sendo aberta a possibilidade de reaplicação àqueles afetados pelas enchentes no Paraná.


Confira a nota na íntegra:


"A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) agradece a decisão do INEP em viabilizar a possibilidade de reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aos alunos residentes em municípios impactados pelas intensas chuvas, no Paraná. A decisão vem ao encontro do compromisso da secretaria com o bem-estar dos estudantes afetados por essas circunstâncias.


Descreve o ofício de número 1271324/2023/DGP-INEP emitido neste sábado (02) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos incisos 11 e 13:


11. O Inep vem acompanhando, em articulação com o Cebraspe, Instituição Aplicadora contratada para a operacionalização do Enem, a situação no Estado do Paraná e demais localidades onde há incidentes ambientais. Caso a caso, serão analisadas as possibilidades para garantir da aplicação, considerando que os materiais de aplicação, pessoal de apoio para a aplicação, bem como os locais de prova estão disponíveis e mobilizados para garantir a aplicação do Exame nos dias 5 e 12 de novembro.


13. Ademais, os inscritos que eventualmente não puderem comparecer ao local designado no dia do Exame ou que se sintam prejudicados devido à situação das chuvas e inundações ocorridas no Estado do Paraná poderão solicitar a reaplicação. Para tanto, o Inep disponibilizará, na Página do Participante enem.inep.gov.br/participante) aba específica para que esses inscritos realizem a solicitação e submetam seus pedidos para análise, os quais serão avaliados individualmente, e os fatos serão verificados junto à instituição aplicadora. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro, e, caso fique comprovado que houve prejuízo, o participante poderá realizar as provas em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. Diante disso, é importante pontuar que a metodologia de verificação dos resultados do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes.


Desta forma, conforme decisão do Inep, a Seed-PR comunica que a data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será mantida no Paraná, permanecendo a aplicação oficial da primeira fase do exame agendada para este domingo (5) a todos os alunos, sendo aberta a possibilidade de reaplicação àqueles afetados pelas enchentes no estado."


Redação Catve.com


Publicada em 21/11/2024