tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Javier Milei, novo presidente da Argentina, tomará posse no dia 10 de dezembro



Candidato venceu com 55,69% dos votos válidos.


 



O candidato de direita Javier Milei, de 53 anos, da coalizão A Liberdade Avança, venceu o 2º turno das eleições presidenciais da Argentina neste domingo (19). A posse do novo presidente está marcada para o dia 10 de dezembro.


Uma multidão acompanhou o discurso da vitória de Javier Milei dentro e fora do hotel onde ele acompanhou a apuração dos votos.


Javier Milei, derrotou o representante peronista Sergio Massa com 55,69% dos votos válidos, contra 44,30% do atual ministro da economia argentino.


Na festa da vitória, Javier Milei, afirmou que a Argentina, a partir de agora, respira liberdade e é hora de reconstruir o país que vive a pior crise econômica dos últimos 30 anos.


Ainda segundo o presidente eleito, todos que estiverem dispostos a ajudar serão bem-vindos. Milei venceu em 21 das 24 províncias da Argentina.


Em relação aos votos, cidade por cidade, Porto Iguaçu na fronteira com Foz do Iguaçu, registrou a maior diferença na votação com quase 20% a mais a favor de Milei.


A posse do candidato eleito está marcada para o dia 10 de dezembro, mas a transição começa já. Milei e o presidente atual, Alberto Fernandez, devem se encontrar na tarde desta segunda-feira (20), na casa rosada em Buenos Aires. No dia 8 de dezembro vai acontecer no Brasil, a cúpula do Mercosul. Ainda não se sabe se o presidente eleito vai acompanhar o atual na reunião.


A vitória de Milei foi reconhecida pelo candidato derrotado e pelo governo atual.


Governantes dos países vizinhos, como o Brasil, também parabenizaram o presidente eleito, elogiando a democracia e respeitando a vontade do povo argentino.


JC


Publicada em 21/11/2024