Mais de cinco mil postes são danificados pelos temporais no Paraná
Cerca de 1 milhão de unidades consumidoras ficaram sem luz.
Entre os meses de julho e outubro de 2023, temporais e tornados, além de vento que chegou a alcançar mais de 160 km/h em algumas regiões do Paraná, causaram transtornos e muitos prejuízos.
De acordo com o levantamento da Copel, nos últimos 4 meses, cerca de 1 milhão de unidades consumidoras no Estado, ficaram no escuro. Nesse período, 5.100 postes precisaram ser substituídos. O número é 3,5 maior que da média para o quadrimestral que não passa de 1.460 postes. Já o número de interrupções emergenciais de julho a outubro, foram 28% maior que a média.
No fim de semana, temporais ainda foram registrados em cidades como União da Vitória, Ponta Grossa e Marechal Cândido Rondon, e por isso, o trabalho continua.
Nesta segunda-feira (20), profissionais ainda realizam reparos e substituições de postes e retiradas de árvores da rede. Segundo a Copel é preciso contar com um plano de contingência, acionado em casos como esses.
Outros fatores climáticos também têm impactado na falta de luz. Embora grande parte dos estragos na rede de energia seja provocado pelo vento, o volume de chuva também exige mobilização da Copel. Foram 390mm de chuva acumulado, o dobro da média histórica, que causou desligamento de 3.800 unidades consumidoras.
EPC
Publicada em 21/11/2024