No dia da onça Itaipu celebra aniversário das nascidas no Refúgio Biológico Bela Vista
Celebração também foi pela nova parceria com Instituto Chico Mendes.
Um ano depois do nascimento não dá para saber quem é a mãe e quem são as filhas. As gêmeas cresceram e em nada lembram aqueles corpinhos frágeis que nasceram na madrugada de 29 de novembro de 2022 em cativeiro.
A festa de aniversário foi preparada com muito cuidado para receber os convidados e oferecer o melhor para as aniversariantes.
A criançada participou ativamente da festa, preparando desenhos, pintando os rostos e colocando as orelhinhas de onça para marcar a data.
Onças Jataí e Arapuã, fazem parte do programa de reprodução em cativeiro da espécie, mantido pela Binacional.
O aniversário também celebrou a assinatura de um termo de acordo de cooperação técnica entre Itaipu e o Instituto Chico Mendes.
A parceria vai garantir o desenvolvimento de ações de pesquisa voltadas para conservação da biodiversidade e da restauração ecológica.
A partir de agora, a Itaipu vai fornecer colares de monitoramento para o projeto Onças do Iguaçu, responsável pelo monitoramento dos felinos, dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Jataí e Arapuã são onças melânicas, puxaram a mãe Nena. O pai é o valente, que já tem 14 anos. Os nomes vieram em homenagem as abelhas nativas da região. Elas nasceram com menos de 1 kg cada uma e um ano depois já pesam mais de 50 kg.
As duas vão passar mais um ano ao lado da mãe, depois, cada uma vai seguir o seu caminho e quem sabe formar uma nova família para manter a espécie.
JC1
Publicada em 21/11/2024