tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Professores protestam e pedem correção da tabela salarial de funcionários da Educação no Paraná



O protesto aconteceu em frente à Assembleia Legislativa (Alep) nesta segunda-feira (11); há expectativa para que o projeto seja votado hoje.


Professores da rede estadual de ensino protestaram em frente à Assembleia Legislativa (Alep) nesta segunda-feira (11), em busca da correção da tabela salarial do Quadro dos Funcionários da Educação Básica (QFEB) no Paraná. Segundo a Associação de Professores do Paraná (APP-sindicato), houve meses de negociações junto à Secretaria de Estado de Educação (SEED) para o envio do projeto de lei à casa legislativa.



O grupo alega que o projeto de lei que implementa um reajuste geral sobre toda a carreira ainda não chegou às mãos dos deputados. No entanto, a reportagem da Banda B apurou junto à SEED que a discussão pode ser levantada ainda hoje, caso seja feita sessão extraordinária para a votação.



 







Nádia Brixner, secretária de administração e patrimônio na APP/Sindicato e funcionária de escola, destacou em entrevista à Banda B que o movimento de protesto foi feito “porque as vias de negociação já se esgotaram”.

 

Hoje nós estamos aqui porque solicitamos ao Governo do Paraná, que encaminhe o projeto de lei que altera a carreira dos funcionários de escola à Assembleia Legislativa (Alep). Ampliando, melhorando, a recomposição salarial, através da tabela salarial, fazendo uma alteração na tabela salarial e recompondo, dessa forma, os salários dos funcionários das escolas. (…) O Governo do Estado fez a recomposição de todas as carreiras entre os servidores, só não fez de nós, funcionários e funcionárias de escolas.

Nádia Brixner, em entrevista à Banda B.


Ela afirmou que mais de 15 mil funcionários estão na expectativa pelo reajuste.


Desde agosto, nós estamos conversando com o Governo do Estado para que ele faça esse encaminhado do PL à Alep. Infelizmente, estamos chegando às festas de Natal, ao recesso dos parlamentares, e esse projeto ainda não chegou. Então, não temos como apostar mais na negociação e nós estamos acampados, em vigília, para que o projeto atravesse a rua.


Nádia Brixner, em entrevista à Banda B.


De acordo com o Governo do Paraná, “o projeto moderniza o quadro de funcionários, simplificando a progressão de carreira, e valoriza os profissionais, com aumentos que podem chegar a 139%”.


A medida impacta cerca de 15 mil servidores estaduais que trabalham fazendo merenda, zeladoria, inspetoria, serviços gerais, administrativos, entre outras atividades nas escolas do Estado.


diz trecho de reportagem extraída da Agência Estadual de Notícias (AEN).


Fonte: Banda B










Publicada em 21/11/2024