tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Polícia Federal apreende 42 barras de ouro do garimpo ilegal no Amazonas



De acordo com as autoridades, essa é a maior apreensão na história do estado; dois homens foram presos.


Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas, informou ter realizado a maior apreensão de ouro do estado. Ao todo, foram 47 Kg recuperados do garimpo ilegal, avaliados em R$ 15 milhões. Além das barras de ouro, dois homens foram presos e uma aeronave foi apreendida.


A operação aconteceu no último final de semana. Segundo as autoridades, o ouro apreendido estava sendo transportado em um veículo. Os dois homens, que estavam com as 42 barras de ouro, foram presos e levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal, em Manaus.


Ainda de acordo com a Polícia Federal, a dupla já estava sendo monitorada pelo envolvimento em uma quadrilha que atua na extração e venda de ouro ilegal na Amazônia.


"Nós estamos, há um ano, trabalhando em cima de uma organização criminosa que atua no estado [Amazonas], com conexão no estado do Pará, que tem como objetivo produzir grandes quantidades de ouro provenientes notoriamente de garimpos ilegais", informou o superintendente da PF no Amazonas, Umberto Ramos.


Após a prisão dos dois, a PF enviou agentes para o Aeroclube do Amazonas, na Zona Centro-Sul de Manaus, onde foi feito a apreensão da aeronave que seria usada no transporte do ouro.


"Representa o recorde histórico de apreensão de ouro aqui no Estado do Amazonas. Uma apreensão que estimamos atinge a cifra de R$ 15 milhões", completou Ramos.


Após a operação, os próximos planos das autoridades é fazer a identificação da “assinatura do ouro”. Assim, será possível saber a origem e qual o tipo de garimpo é utilizado por essas organizações criminosos.


Fonte: uol


Publicada em 21/11/2024