Novas regras para aposentadoria passam a valer em 2024, Idade e o tempo de contribuição para aposentadoria aumentaram
Idade e o tempo de contribuição para aposentadoria aumentaram.
O novo ano chega com mudanças para os trabalhadores que contribuem com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Conforme ocorre toda virada de ano, desde que a reforma da Previdência Social foi aprovada, em 2019, a idade e o tempo de contribuição para se aposentar aumentaram.
Se entre seus objetivos de ano novo está o da aposentadoria, é bom ter atenção às novas regras estabelecidas pela reforma da previdência de 2019 e que passaram a valer em 2024.
As pessoas que já estavam no mercado de trabalho são incluídas na regra de transição. Uma delas é a chamada regra dos pontos, que antigamente se chamava fator previdenciário, que nada mais é que a soma da idade da pessoa com o tempo de contribuição, mas agora, só isso não basta. Vale lembrar que essas regras valem para quem já estava em vias de se aposentar.
Para aqueles que começaram a trabalhar após 2019, são aplicadas as regras atuais implementadas pela reforma da previdência, ou seja, mulheres só adquirem direito de se aposentar após completarem, 62 anos e 30 anos de contribuição e os homens 65 anos e 35 anos de contribuição.
Segundo a especialista, que também coordena o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário na região, como a população está envelhecendo e a cada ano mais pessoas buscam aposentadoria, a conta precisa ser paga por todos, principalmente por aqueles que vão esperar um pouco mais para conseguir o benefício.
JC
Publicada em 21/11/2024