2024 terá menos feriados prolongados
Neste ano, quem pretende fazer viagem vai ter que se programar.
É só dar uma espiadinha no calendário de 2024 para entender que neste novo ano as datas dos feriados estão bem diferentes de 2023. Por exemplo, em 21 de abril, quando é comemorado o dia de Tiradentes e que no ano passado caiu na sexta-feira, neste vai ser no domingo. Primeiro de maio, o dia do trabalho que foi na segunda-feira vai ser em uma quarta-feira e o Natal e o Ano Novo também, e claro, a lista só aumenta.
Para os Cascavelenses que quiserem folgar pelo menos quatro dias seguidos o jeito vai ser esperar o feriado da proclamação da República no dia 15 de novembro que vai ser em uma sexta e emendar com o aniversário de Cascavel. Vai dar tempo de sobra para planejar e, assim, conseguir bons voos e preços.
Em uma agência de Cascavel, em 2023, foram negociados mais de mil pacotes de viagens nacionais e internacionais, tanto para turismo de lazer quanto para negócio. O ano passado foi atípico, por causa dos inúmeros feriados prolongados. Muita gente descobriu novos destinos para o famoso e queridinho bate e volta.
Para não deixar um plano de viagem curta de lado, a dica é procurar destinos que ficam perto da cidade. Para se ter ideia, dois dias em Foz do Iguaçu tem pacote de R$ 1.180 para duas pessoas.
Por outro lado, em 2024, quem ganha é o comércio, já que no ano passado foram 10 feriados e oito pontos facultativos. De acordo com a Confederação Nacional do comércio, o custo para o setor produtivo por conta de um feriado em 2023 foi de R$ 3,2 bilhões para cada dia parado. Para este ano, a previsão é de um aumento de 4% na arrecadação de vendas e tributos. Com menos folga, vai ter mais giro no comércio.
JC
Publicada em 21/11/2024