Exportação da soja paranaense aumenta quase 300% em janeiro em comparação a 2023
Paraná bateu recorde e já exportou 1,2 mil toneladas de soja.
A antecipação da colheita de soja para o mês de janeiro não é muito comum. E o que está acontecendo nesta safra ainda em andamento já provocou uns efeitos também nas exportações. O Paraná bateu em janeiro um recorde de exportação do grão para o primeiro mês do ano. O volume exportado é 282% superior às 326,5 mil toneladas de janeiro de 2023.
Mesmo aumentando a exportação, em valores o percentual não foi tão expressivo, por conta da queda do preço da soja no mercado internacional. Foram 215,7 milhões de dólares em janeiros do ano passado e 542, 2 milhões de dólares em janeiro de 2024, o que significa aumento de 151,3%.
O cenário poderia ter sido melhor se não fosse a quebra na produção. Na região de Cascavel 90% do que foi plantado já foram colhidos e os números ainda estão sendo contabilizados, com preocupação.
É claro que a exportação depende da produção. Quanto mais produz, mais vende para o mercado internacional. Ainda com 10% da soja na região para serem colhidos, fica a expectativa de uma ligeira recuperação na produção, mas nada tão significativo assim.
Confira mais detalhes no vídeo:
Fonte: Catve.com
Publicada em 21/11/2024