Concessionária decide assumir obras de extensão da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu
Empresa declarou que buscará, por meio judicial, o ressarcimento dos custos extras não previstos no contrato.
Três anos de espera e uma disputa sobre a responsabilidade para concluir o projeto, a concessionária ou a Infraero.
A extensão de pouco mais de 640 metros transformou a pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu na maior do sul do país, com mais de 2.800 metros. A extensão foi inaugurada em 2021, mas nunca foi usada por falta da instalação de equipamentos, luzes de aproximação e orientação para os pilotos.
Sem a homologação, o Aeroporto de Foz do Iguaçu não pode receber aviões maiores de rotas internacionais e nem os cargueiros, gerando prejuízos para a economia local e para a própria concessionária, que agora decidiu investir na pista.
A CCR vai aplicar inicialmente R$ 20 milhões para fazer os reparos na pista e na instalação das luzes de aproximação, e com isso espera conseguir uma liberação especial para o uso da extensão, mas a disputa não termina com esta decisão. A concessionária já anunciou que vai buscar na Justiça o ressarcimento pelo custo extra que não estava previsto no contrato de concessão.
A expectativa da empresa é que a pista de pousos e decolagens do aeroporto entre em operação a partir de março de 2025. O prazo é longo, porque segue todas as fases do processo de homologação.
A intervenção na pista não vai prejudicar o andamento das outras obras dentro do espaço, como os novos terminais de passageiros e pátio das aeronaves.
JC
Publicada em 21/11/2024