Procura por testes rápidos de dengue tem aumento de 150%
Exame sai em 15 minutos e custa cerca de R$60.
A família levou o pequeno Gustavo para fazer o teste rápido para a dengue em uma farmácia, a criança de 10 anos está com os sintomas da doença. A mãe contou para a reportagem de jornalismo da CATVE, que levou o menino até uma Unidade de Pronto Atendimento e que foi feito um exame, mas o tempo de espera é longo, o resultado sairá apenas no dia 9 de abril.
O teste rápido foi a opção encontrada para um resultado mais rápido. O resultado de um exame sai em 15 minutos.
Segundo especialistas, o ideal é fazer o teste rápido a partir do segundo dia de infecção que é a fase de incubação, na qual o vírus está se multiplicando. O teste rápido da dengue que custa quase R$ 60 e detecta a presença do NS1, uma proteína que é produzida pelo vírus na fase aguda da infecção e que está presente nos 4 sorotipos da dengue. Desde que foi decretada a epidemia de dengue, nas farmácias a procura aumentou 159%, em fevereiro foram 70, neste mês subiu para 181.
Independente se deu positivo ou não, é preenchido um formulário que é uma ficha de investigação que é enviada para o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação de dengue e Chikungunha).
JC
Publicada em 21/11/2024