“O Porto de Paranaguá foi o primeiro porto brasileiro a receber a autorização oficial para operação de um navio deste porte e também o primeiro a operar de fato navios New Panamax. A qualidade da infraestrutura, aliada à segurança operacional, nos permite receber regularmente estas novas embarcações, demonstrando a capacidade e confiabilidade do nosso porto”
destacou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Para receber os meganavios, a Portos do Paraná investe em obras de derrocagem e serviços de dragagem para aumentar a profundidade do canal. Atualmente, no terminal de contêineres, o calado, que é a profundidade entre o ponto mais baixo do navio até a linha d’água, está com 12,3 metros nos canais principal e alternativo.
A movimentação de cargas pelos Portos do Paraná está em alta. No primeiro bimestre deste ano houve um crescimento de 19% na movimentação geral. Foram 10,4 milhões de toneladas este ano contra 8,7 milhões de toneladas no mesmo período de 2023.
Veja as fotos do navio no Porto de Paranaguá:
Fonte: Banda B