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Lentidão na passagem de cargas pelos postos aduaneiros é tema de debate em Foz do Iguaçu



Perda de tempo na Tríplice Fronteira também afeta o consumismo.


 



Com uma média de 800 caminhões por dia, o Porto Seco de Foz do Iguaçu é considerado o mais movimentado da América Latina e também um dos mais problemáticos por causa da burocracia que envolve o transporte em cada um dos países da Tríplice Fronteira.

 

Considerada o maior problema para exportações e importações, a perda de tempo também representa custo adicional para todos os setores envolvidos e até mesmo para os consumidores.

 

Para eliminar os gargalos, várias propostas estão em debate. Uma delas é a gestão integral de fronteira, mas para ela funcionar é preciso primeiro acabar com a burocracia. Outra proposta é a implantação do TIR, um sistema especial que já existe na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

 

O regime TIR, que está sendo debatido neste seminário, é o resultado de um acordo entre as Nações Unidas e a IRU - entidade privada que representa os interesses de mais de 3,5 milhões de transportadores em mais de 80 países.

 

Esse sistema foi criado para evitar tais problemas fronteiriços na Europa e facilitou a reconstrução europeia. O encontro em Foz do Iguaçu reúne especialistas de vários órgãos nacionais e internacionais.

A troca de informações pode melhorar as relações dos países envolvidos facilitado de fato a implantação do corredor bioceânico.

JC


Publicada em 21/11/2024