tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná provoca contraste impressionante; veja vídeo



Contraste é provocado pela junção dos fluxos de água, cujo fenômeno é influenciado, entre outros, pela temperatura e formato da bacia.


O contraste entre águas provocado pelo deságue do Rio Iguaçu no Rio Paraná, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, chamou a atenção de internautas, moradores e turistas nas últimas horas. Imagens registradas pelo repórter fotográfico Marcos Labanca mostram a confluência dos rios (veja abaixo).


“Confluência de águas” se refere à junção entre dois fluxos de água ou correntes marinhas. De acordo com estudiosos sobre o tema, o fenômeno regula o transporte de poluentes, sedimentos e nutrientes. Além disso, são influenciadas pela temperatura da água, condições e forma das bacias hidrográficas.


O nome “Rio Iguaçu” é derivado do tupi-guarani, uma vez que “Iguaçu” significa “água grande”. O rio em questão foi batizado pelos povos indígenas caingangues e guaranis, os primeiros que habitaram a região da bacia do Iguaçu. Este é o maior totalmente paranaense, formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba, na região metropolitana de Curitiba.




O seu curso é de 1.320 quilômetros, cruzando os três planaltos paranaenses até desaguar no Rio Paraná. Após as Cataratas do Iguaçu, conjunto de uma das maiores quedas-d’água do planeta, são 23 quilômetros de extensão até a divisa das Três Fronteiras, no Marco das 3 Fronteiras.


O Rio Paraná, por sua vez, significa “parecido com o mar”. A palavra também tem origem do guarani, idioma dos indígenas, primeiros habitantes da região. O Paraná é o oitavo maior rio do mundo em extensão, com 4.880 quilômetros. No continente, é o segundo maior, depois do Rio Amazonas, com uma bacia hidrográfica que abrange mais de 10% de todo o território brasileiro.



A nascente do Rio Paraná fica na confluência dos rios Paranaíba e Grande, na região da divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Os principais afluentes são os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu, todos na margem esquerda, e os rios Suruí, Verde e Pardo, na margem direita.


Fonte: Banda B



Publicada em 21/11/2024