Itaipu Binacional vai ajudar financeiramente o Rio Grande do Sul
Hidrelétrica vai usar recursos para reconstrução das cidades e para ajudar as vítimas.
Maior geradora de energia do mundo, Itaipu não tem mais dívida pela construção e o dinheiro que sobra está sendo usado em ações socioambientais no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Agora, parte desse dinheiro também deve ir para o Rio Grande do Sul.
A direção da Itaipu espera uma avaliação do Governo Federal para definir a quantia que será destinada a estado gaúcho. A estimativa é que a Binacional destine pelo menos R$ 1,5 bilhão para ajudar na reconstrução do estado.
A Itaipu também deve ajudar o Rio Grande do Sul com mais R$ 1,2 bilhão para quitar as contas de energia elétrica de todas as pessoas atingidas pela enchente. Esse dinheiro vem de uma sobra que é proporcionada pela devolução de renda das empresas que comercializam a energia produzida pela Hidrelétrica Binacional.
Desde o início da tragédia gaúcha, tem se falado na possibilidade de usar recursos da usina destinados a investimentos socioambientais para auxiliar o Rio Grande do Sul. Dessa forma, o Governo Federal irá conseguir dinheiro rapidamente e sem piorar a situação fiscal.
Só depende da determinação sobre o que cada estatal ou ministério vai fazer nesta etapa de recuperação.
Confira mais detalhes no vídeo:
Fonte: JC
Publicada em 21/11/2024