Desaparecido há 22 anos, alpinista é encontrado mumificado em montanha do Peru
O corpo mumificado do alpinista americano William Stampfl, desaparecido há 22 anos enquanto escalava a montanha nevada de Huascarán, a mais alta do Peru, foi encontrado, segundo informou a Polícia Nacional peruana. Stampfl, que tinha 59 anos na época de seu desaparecimento, foi soterrado por uma avalanche em junho de 2002.
De origem eslovena, Stampfl foi considerado desaparecido enquanto escalava a montanha de Huascarán, localizada na região andina de Ancash, a pouco mais de 400 km da capital peruana, Lima. A montanha, que é a mais alta do Peru, possui uma altitude de 6.757 metros.
A polícia informou que o corpo de Stampfl foi encontrado a uma altitude de 5.200 metros, em uma área conhecida por suas fendas e por ser considerada perigosa. O corpo foi exposto devido ao derretimento das geleiras na região, um fenômeno que tem afetado a Cordilheira Branca, nos Andes peruanos, e é uma consequência direta das mudanças climáticas.
Stampfl estava vestido com suas roupas de escalada, equipamentos e botas, e foi identificado pelos socorristas a partir do passaporte encontrado entre seus pertences, que estavam bem conservados. Segundo os especialistas, o frio extremo na região de Huascarán, onde as temperaturas podem chegar a 19°C negativos à noite, teria permitido a conservação do corpo durante duas décadas.
Fonte: Banda B
Publicada em 21/11/2024