Terremoto no Chile é sentido em Cascavel e moradores a evacuam prédios
Cascavelenses sentiram o terremoto que atingiu o Chile, na noite de quinta-feira (18).
Um terremoto que atingiu o Norte do Chile, na noite de quinta-feira (18), pode ter sido a causa de tremores sentidos por moradores em Cascavel.
O Corpo de Bombeiros de informou que foi acionado sobre a situação, mas sem danos às estruturas. Em alguns condomínios os prédios chegaram a ser evacuados e logo depois os moradores voltaram para os apartamentos.
No prédio de 10 andares, no Centro da cidade, grande parte dos moradores sentiram o tremor, por volta das 22h50. Em alguns apartamentos, quadros chegaram a balançar.
O tremor foi sentido em várias regiões de Cascavel, especialmente, por moradores de prédios localizados na região central e bairros como Neva e Cancelli.
O terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região de San Pedro do Atacama. Imagens registradas no país mostram a intensidade do abalo. Nas redes sociais, os relatos de brasileiros foram vários.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Cascavel, quatro ligações foram atendidas de pessoas relatando situações referentes ao tremor, mas sem danos registrados às estruturas dos prédios.
Não é a primeira vez que fenômenos assim são registrados na região Oeste do Paraná. Em maio de 2022, um terremoto no Peru, foi sentido na região central.
A Catve conversou com o sismólogo do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Bruno de Barros Collaço, que explicou que um dos fatores que facilitou a percepção dos tremores nesta região se dá devido ao Paraná estar sobre uma bacia sedimentar.
"Paraná, São Paulo e Santa Catarina estão sobre uma bacia sedimentar, e os sedimentos têm a característica de amplificar ondas sísmicas", detalha o especialista.
Portanto, alguns eventos que ocorrem nos Andes, como foi o caso da noite de quinta (18), podem ser sentidos em outros países, dependendo de configurações como a magnitude e profundida dos fenômenos.
Outro fator que influenciou a percepção dos moradores referente ao tremor, foi o horário em que ele aconteceu. "À noite as pessoas estão em um horário mais calmo do dia, então, isso facilita que elas percebam", completa Collaço.
Fonte: Catve.com
Publicada em 21/11/2024