tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

FAB nega que TV Globo tenha tido acesso à gravação da caixa-preta do avião da Voepass



Jornal Nacional informou durante a exibição da reportagem que 'gritos finalizam a gravação'.


A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), negou na noite desta quarta-feira (14) que a TV Globo tenha tido acesso às informações do gravador de voz do avião da Voepass que caiu e matou 62 pessoas em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9).


Em comunicado divulgado poucas horas após o Jornal Nacional anunciar ter acesso “exclusivo” ao conteúdo da caixa-preta do avião modelo ATR 72-500, que partiu de Cascavel, no oeste do Paraná, e caiu no interior de São Paulo, a FAB afirmou que “nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas.”


“O CENIPA destaca, ainda, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944. Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente”, diz trecho da nota divulgada por volta das 23h desta quarta.


Na reportagem veiculada pelo Jornal Nacional, a jornalista Gioconda Brasil disse que o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Cenipa transcreveu as conversas entre o piloto e o copiloto registradas pelo CVR, o gravador de voz instalado na cabine da aeronave.



A matéria jornalística também diz que o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntou ao piloto o que estava acontecendo ao perceber que o avião estava perdendo altitude. O copiloto teria afirmado que era preciso “dar potência” ao avião para evitar a queda. “Gritos finalizam a gravação”, disse Gioconda Brasil.


O relatório preliminar sobre o acidente deve ser concluído em 30 dias.


Banda B procurou a TV Globo para comentar o posicionamento da Força Aérea Brasileira e aguarda retorno.


Fonte: Banda B 


Publicada em 21/11/2024