Como já era esperado, a segunda-feira (26) amanheceu muito fria em todas as regiões paranaenses. Em Curitiba, a mínima registrada foi de 2,4°C e não foi a menor temperatura, já que General Carneiro fez -5ºC. Pelo menos 16 cidades tiveram registros de temperaturas negativas, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Ao que tudo indica, o tempo vai continuar gelado pelo menos até quinta-feira (29), quando as temperaturas mínimas começam a subir um pouco. Apesar disso, até o final de semana, o frio continua, ainda que de forma mais leve.
Entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira, tivemos registros de geadas em vários setores. Segundo o Simepar, isso ocorre em virtude da atuação da massa de ar polar.
“Essa forte massa de ar polar atua em vários setores, em várias regiões do Brasil, nesta segunda-feira. Decline mais significativo na região Sul do país, como é comum, região oceana, então com temperaturas negativas, mas mesmo no Mato Grosso do Sul, estado de São Paulo, tivemos um forte resfriamento nesta manhã de segunda-feira”
-disse Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Temperaturas negativas
Em várias regiões, foram registradas temperaturas negativas, principalmente em municípios do centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Foi também o dia mais frio do ano em algumas cidades paranaenses como Santa Helena, Cascavel, Toledo, Pato Branco, Pinhão, Guarapuava, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Guaraqueçaba, Guaratuba, Cornélio Procópio e Londrina.
Cidades mais frias nesta segunda-feira:
- General Carneiro -5°C
- Palmas -3,0°C
- São Mateus do Sul -2,8°C
- Pinhão -2,7°C
- Guarapuava -2,3°C
- Inácio Martins -2,0°C
- Fazenda Rio Grande -1,0°C
- Castro -1,3°C
- Pato Branco -0,8°C
- União da Vitória -0,8°C
- Telêmaco Borba -0,6°C
- Toledo -0,3°C
- Pinhais -0,4°C
- Francisco Beltrão -0,2°C
- Francisco Beltrão -0,2°C
- Lapa -0,2°C
Segundo Samuel Braun, a tendência é de que os próximos dias o frio vá amenizando.
“A tendência gradualmente, com o passar dos próximos dias, é de que essa onda de ar de frio vá perdendo intensidade, mas de qualquer forma, tanto na manhã de terça-feira quanto quarta-feira, ainda teremos valores bastante baixos de temperatura aqui no Paraná”
-destacou o meteorologista do Simepar.
A terça-feira (27) ainda continua com possibilidade de formação de geadas, ainda que mais fracas em comparação à segunda-feira. Na quarta-feira (28), o risco de geada diminui bastante.
“Até em virtude com o aumento de nuvens que deve ocorrer aqui no Sul do país. Então, a partir da quarta-feira, há uma tendência de que a nebulosidade aumente, especialmente nos setores mais ao sul do estado do Paraná e também no leste, região de Curitiba e litoral, em virtude dos ventos que transportam umidade do oceano”
-disse Samuel Braun.
Sem chuva por vir
Ao longo da semana, pouca chuva é prevista e isso se repete até o fim do mês de agosto. Segundo o Simepar, não teremos mais nenhum sistema instável que possa produzir chuva significativa no Paraná.
“No final de semana, entre sexta e sábado, até avança uma frente fria pelo sul do país, mas é um sistema bem mais fraco em comparação a esse último. Dessa forma, a tendência no geral é de nós termos uma semana de tempo sem chuva e gradualmente as temperaturas, principalmente as temperaturas da tarde, elas vão se elevando com o passar dos próximos dias. Já a partir de quarta-feira é bem provável, especialmente na região noroeste, que os valores da tarde já superem os 30ºC”
-concluiu Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Fonte: Banda B