Rastro do fogo na BR 277: imagens de drone mostram destruição e fumaça perto da rodovia
Veículos atravessam nuvens de fumaça, na tarde desta quarta-feira (11).
O cenário não fica longe de Cascavel. A poucos quilômetros da cidade as imagens capturadas por drone para a CATVE mostram o impacto devastador do fogo que avança rapidamente pela região próxima a BR 277.
Nas últimas horas, bombeiros, defesa civil e voluntários têm se dedicado incansavelmente para conter as chamas e minimizar os danos, mas o avanço é veloz e implacável.
O trecho destruído fica no caminho de Cascavel para Curitiba. E a viagem muitas vezes fica perigosa. Neste momento a fumaça das queimadas invade a pista. Carros e caminhões tentam cortar a cortina densa de fumaça enquanto a visibilidade é afetada.
Além dos riscos na estrada, agricultores da região enfrentam outro desafio: o fogo ameaça as áreas preparadas para o plantio, em um momento em que esperam a chegada da chuva para iniciar a semeadura. Para tentar conter o avanço das chamas, imagens do alto mostram tratores na construção de aceiros, criando faixas de terra sem vegetação que funcionam como barreiras eficazes para evitar que o fogo se espalhe ainda mais.
O cenário também preocupa ao longo da Ferroeste, onde focos de incêndio próximos aos trilhos trazem ainda mais riscos. A destruição deixada pelo fogo é um alerta para a gravidade das queimadas que assolam a região, impactando tanto a segurança nas rodovias quanto as atividades agrícolas.
Fonte: Catve.com
Publicada em 21/11/2024