O navio de mergulho e pesquisa, chamado de HMNZS Manawanui, estava em sua terceira expedição no sudeste do oceano Pacífico deste ano -ele havia partido de Devonport, no norte da Nova Zelândia, no dia 28 de setembro, e deveria retornar no dia 1º de novembro.
Ainda segundo o Exército, o naufrágio ocorreu durante a realização de um levantamento hidrográfico. Na manhã de domingo (6), o navio estava tombado e era possível ver fumaça saindo da embarcação. Horas depois, ele virou e estava abaixo da superfície. “A Força de Defesa da Nova Zelândia está trabalhando com as autoridades para entender as implicações e minimizar os impactos ambientais”, afirmou o Exército.
As pessoas que estavam embarcados começaram a ser colocadas em botes salva-vidas às 19h52 do sábado, e posteriormente foram transferidas para embarcações que as levaram a terra firme.
“Os socorristas lutaram contra correntes e ventos que empurravam os botes salva-vidas e os barcos em direção aos recifes, e as ondas tornaram o esforço de resgate particularmente desafiador”, disse o Exército neozelandês.
Fonte: Banda B