Operação A Sucessão: Polícia Civil cumpre 14 ordens judiciais em Tapejara
Núcleo familiar é investigado por crimes como sequestro, tráfico e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil deflagrou a operação "A Sucessão" na manhã desta quinta-feira (31) em Tapejara, na região Noroeste do Paraná. Durante a ação, 14 mandados judiciais foram cumpridos, sendo nove mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva.
A operação, envolvendo 38 policiais, tem o intuito de combater um núcleo familiar associado aos crimes de extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo, receptação e lavagem de dinheiro.
O delegado da Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste, Leonardo Queiroz, explica que as investigações iniciaram ainda no ano de 2023 quando o primeiro inquérito foi instaurado. Em fevereiro de 2024, Policiais Civis cumpriram mandados de busca no endereço do chefe da associação, momento em que elementos de provas deram espaço para a continuação das investigações.
De acordo ainda com as investigações, o chefe do núcleo familiar, de 53 anos, atua no tráfico de drogas há mais de 20 anos e domina o comércio ilegal de entorpecentes em uma extensa área da cidade de Tapejara.
Atualmente tramita na 17ª DRP (Delegacia Regional de Polícia) de Cruzeiro do Oeste três inquéritos em desfavor do núcleo familiar. Em um deles o grupo é suspeito de sequestrar e extorquir um usuário de drogas que não conseguiu pagar suas dívidas. Conforme relato da vítima, o sequestro durou três dias e as ameaças de morte eram constantes. O chefe do grupo pode ser condenado há mais de 50 anos de prisão.
Durante a operação foram apreendidas quatro caminhonetes, um carro de passeio e duas motos esportivas. As investigações apontam que os veículos foram adquiridos atráves dos crimes. Além disso, celulares, cofres e dinheiro de origem nacional e estrangeira também foram apreendidos.
Fonte: Catve.com
Publicada em 21/11/2024