tmtvonline@gmail.com Marola: (46) 99917-0902 Magdiel: (46) 99938-5514

Cini Bebidas completa 120 anos de história e recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná



Atualmente, a Cini conta com mais de 280 colaboradores na fábrica que fica em São José dos Pinhais.



Quem nunca esperou o momento de abrir uma Gengibirra geladinha para comemorar ou simplesmente para adoçar o almoço de domingo? Pois foi exatamente com essa nostalgia que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) marcou, nesta quinta-feira (31), os 120 anos da Cini Bebidas. A empresa paranaense recebeu uma homenagem especial.


O deputado Ney Leprevost (União), 2º vice-presidente e proponente da solenidade de aniversário, destacou a importância desse momento, frisando que a Cini é referência em seu setor, criando não apenas produtos de qualidade, mas também relacionamentos duradouros com clientes e parceiros.




“A Cini representa uma trajetória que muito orgulha os paranaenses”


destacou Ney Leprevost.

Por isso, Leprevost disse considerar importante “conceder votos de louvor e congratulações a Cini Bebidas pelos relevantes serviços prestados aos paranaenses na área do desenvolvimento econômico por meio da geração de empregos e renda, e por ocasião da celebração dos 120 anos de sua fundação”.


O parlamentar lembrou que a gasosa Cini representa aos paranaenses uma combinação que provoca emoção por estar presenta na mesa de milhares de famílias e amigos, desde 1904, sempre transformando esses momentos em ocasiões muito especiais.



Ele destacou que são 12 décadas fabricando bebidas, o que a faz ser a mais antiga empresa da área no estado e, possivelmente, de todo o Brasil. Na avaliação do deputado, são 120 anos de inovação, dedicação, empreendedorismo e compromisso com a excelência.



“É uma honra receber essa homenagem, poder comemorar os 120 anos da empresa aqui na Assembleia”


afirmou Vera Lucia Cini, diretora da Cini Bebidas, neta de Hugo Cini, um dos filhos do fundador da empresa.

Ela, que também foi homenageada na sessão solene, falou da trajetória da família, da emoção e da alegria de poder compartilhar esse momento com amigos e colaboradores, frisando a importância da dedicação, do empenho e carinho com que todos os funcionários exercem suas tarefas.


Durante a cerimônia foram homenageados com diplomas de Menção Honrosa, em reconhecimento ao empenho, zelo e colaboração com o desenvolvimento da empresa, empregados e diretores.



Gengibirra, patrimônio de Palmeira


Hoje, a empresa Cini tem no catálogo de produtos os tradicionais refrigerantes com vários sabores, chás, sucos, água e energéticos. Um dos mais conhecidos, sucesso de vendas, é a tradicional gasosa Gengibirra.


Desde 2019, ela virou patrimônio cultural e imaterial da cidade de Palmeira, localizada na região dos Campos Gerais do Paraná. Foi ali onde nasceu este sabor, e surgiu a semente que deu origem a fabricação de refrigerantes.


A receita da famosa Gengibirra, começou a ser feita em casa pelo imigrante italiano Ezígio Cini, fundador da fábrica, e sua família, para ser bebida aos finais de semana. É uma mistura de água, açúcar e gengibre. Apesar do nome, uma junção de gengibre e birra (cerveja em italiano), ela é uma gasosa não é alcoólica, que ganhou esse título por ser fermentada.



História com raízes italianas


A empresa Cini foi fundada pelo imigrante italiano Ezígio Cini, que, em 1890, saiu da região do Vêneto (Itália) e veio para o Brasil. Aqui, ele acaba se instalou na Colônia Cecília, no município de Palmeira, no Paraná. Ali, ele conhece Dona Aldina Benedetti, com quem se casou.


Foi nesse local que nasceu o primogênito, batizado de Hugo Cini, em 1º de outubro de 1891. A empresa Cini começou a ser estruturada nesse contexto familiar, com conceitos e valores que a empresa carrega até os dias atuais.


Mas, é só em 1904 que a Cini Bebidas é constituída oficialmente, quando Ezígio Cini se associou a Carlos Chelli. Juntos, fazem o registro como fabricantes de bebidas e instalam uma fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).


O crescimento foi exponencial e, em 1928, o local não suportou mais a alta demanda. Por isso, decidem transferir a fábrica para uma nova sede, em Curitiba. Em 1996, a empresa se depara, novamente, com a necessidade de expandir. Por isso, retorna para São José dos Pinhais, em um novo local.


Atualmente, as modernas instalações estão sediadas no polo industrial desse município, conta com mais de 280 colaboradores, possuí cerca de 11 mil metros quadrados de área e equipamentos de última geração, um cenário que proporciona agilidade e precisão do início ao fim do processo fabril.


Fonte: Banda B 



Publicada em 21/11/2024