‘Caverna de gelo’ onde brasileiro morreu em 2022 desmorona na Argentina
Estrutura impressionava pela sua beleza, apresentando listras pretas e brancas na parede, formando um caracol.
A “Cueva de Jimbo”, também conhecida como “caverna de gelo”, desabou na Argentina neste sábado (11). A estrutura estava interditada desde 2021, mas era um local amplamente visitado pelos turistas no Parque Nacional da Terra do Fogo.
Administração do Parque Nacional da Terra do Fogo confirmou o colapso total da caverna. Estudos já haviam indicado o risco de desabamento da estrutura.
Caverna de gelo foi formada de maneira natural e era uma espécie de túnel. Estrutura impressionava pela sua beleza, apresentando listras pretas e brancas na parede, formando um caracol.
Colapso pode ter relação com o aquecimento global. Nos últimos dias, região enfrentou temperaturas entre 17 ºC e 18 ºC, o que é incomum no local, mesmo no verão. Informação foi passada ao La Nacion por Silvina Cárdenas, membro do Infuetur (Instituto Fueguino de Turismo).
Ninguém ficou ferido, segundo o comunicado da administração do parque. Acesso à caverna era proibido desde 2021, devido aos riscos de colapso e frequentes quedas de gelo e rochas. Mesmo assim, vários turistas visitavam o local.
“Este fato é suficiente para mostrar que a contemplação e o desfrute do ambiente devem ser realizados com responsabilidade, tanto pelos visitantes quanto por aqueles que, no âmbito local, atuam como anfitriões”
-Administração do Parque Nacional da Terra do Fogo, em comunicado
Acidente em 2022
Em 2022, um brasileiro morreu após uma placa de gelo se desprender da caverna. A vítima, identificada como Dennis Cosmo Marín, de 37 anos, ignorou a placa de aviso e tentou entrar na estrutura. Ele morreu no local.
O trabalho de resgate do seu corpo demorou mais de 10 horas.
Veja o vídeo que registrou o momento em que o homem é atingido:
Fonte: Banda B
Publicada em 03/04/2025